Formulário de contato

 

Folksonomia e tags afetivas: comunicação e comportamento informacional no Twitter - 2010 (Artigo)

Apresentação artigo
PEREIRA, Débora de Carvalho. CRUZ, Ruleandson do Carmo . Folksonomia e tags afetivas: comunicação e comportamento informacional no Twitter. In: Intercom Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2010, Vitória (ES). Anais do XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2010.

PEREIRA, D. B. C.; CRUZ, R. C. Folksonomia e tags afetivas: comunicação e comportamento informacional no twitter. DataGramaZero, v. 11, n. 6, p. A06, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 Jul 2017.



Resumo: A partir da discussão conceitual de ‘folksonomia’ e ‘comunidades virtuais’, este artigo elabora algumas reflexões acerca das tags afetivas no Twitter, ou seja, as marcações semânticas que permitem identificar afetividade amorosa, sexual, amizade ou solidariedade. O objetivo é demonstrar que as marcações semânticas relacionadas ao afeto não são apenas informações individuais desconectadas da coletividade, mas, pelo contrário, fornecem elementos de reforço da identidade cultural e permitem a identificação de tribos unidas por interesses comuns.

Palavras-Chave: Folksonomia; Afetividade; Redes Sociais Virtuais; comportamento informacional; Twitter.

Comentários

Autor

Ruleandson do Carmo (RU)

0   comentários

Comente

Cancel Reply